Barra Bonita

Barra Bonita é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo.

Tal denominação garante ao município uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. O município também adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

A Eclusa de Barra Bonita foi a primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente, possuindo 142 metros de comprimento, 12m de largura e 25m de desnível máximo. O tempo de eclusagem tanto para subir, como para descer é de 12 minutos. A Eclusa é a principal, mais divulgada e conhecida atração turística da cidade, além de ter um importante valor econômico por viabilizar a Hidrovia Tietê-Paraná.

Há também outros atrativos, como o artesanato na Praça de Artesanato Dr. Tatinho, o Museu Histórico Luiz Saffi, o Barra Bonita Shopping, a Casa de Cultura Fernando Morais, Teatro Prof. Zita de Marchi, a Igreja Matriz de São José, o Memorial do Rio Tietê e o Passeio no Trenzinho Simpatia Paulista.